Uma pequena análise sobre “as mães” de Karen.



            Na obra Karen e Karen – do ápice ao epílogo temos duas figuras maternas bem controversas, uma é a Senhora Bastos, mãe da personagem Karen, uma mulher bem tradicional, uma mãe bem zelosa e protetora que acaba se tornando controladora e um pouco opressora por causa desse zelo e de seu tradicionalismo, a outra é a viúva chamada Amalha mãe dos personagens Eduardo (noivo de Karen) e Eloísa, uma mulher que está bem mais preocupada com sua posição social e com a opinião alheia do que repassar valores aos seus filhos.
            A  personagem da Senhora Bastos no livro Karen é uma reflexão sobre os nossos pais      contemporâneos, aqueles que a pouco tempo foram jovens e hoje formam a sociedade matura e que não sabe lhe dá com tanta evolução e transformação do planeta, que querem impor valores pela autoridade e fazem tudo num ciclo normotico de vida que aprenderam com seus pais, querem seguir a mesma cultura e educação de trinta anos atrás, mas não se dão conta de que a juventude é outra, estão de certa forma desamparados porque muitos apenas tem o conhecimento do senso comum e acham que ser críticos é perda de tempo. Vemos o tempo todo no livro o confronto de Karen e sua mãe e no final elas entendem que as diferenças entre as duas gerações não importa, apenas o amor.
            Enquanto a Senhora Bastos tenta seguir os princípios morais da sociedade de forma normotica  e sem nenhum senso critico, Amalha tem seus princípios como uma vivência de hipocrisia , ela apoia os erros do filho e manipula a religião como justificativa e garantia de salvamento, usa o fato de ser rica e “religiosa” para agir de forma hipócrita e defender os princípios que ela cobra dos outros, mas que não os segue, no fundo Amalha é só uma mulher com medo de ser rejeitada socialmente porque a sua vida é pautada no materialismo mesmo demostrando ser espirituoza, a sua relação com a filha  Eloísa é complicada, mãe e filha não se dão bem porque Eloísa sempre questiona as atitudes da mãe e esta por sua vez se sente frustrada ao ter uma filha que não corresponde as suas expectativas.
Leia estes  trechos retirados do livro Karen (volume 1)

A Senhora Bastos diz para a filha:
" --- Então agora você vai para faculdade fazer novos amigos e agir como uma moça solteira?
--- Mãe o Edu sai com os amigos dele para tomar shop, jogar futebol, tênis, corrida de caro e por que eu não posso fazer o mesmo?
--- Por que você não é homem.
--- Essa é sua melhor resposta” ( pág 27)

Leia agora este dialogo entre Amalha e Eloísa
“--- E porque você acha que se deu bem na vida? Agora é uma viúva que vive em casa solitária, falando mal da vida dos outros e quando não é isso vai para Igreja para ficar competindo com as outras quermesses para  ver quem arrecada mais dinheiro, isso é se dá bem? Nem caridade você sabe fazer.
--- Eloísa, as vezes penso que seria melhor ter tido dois filhos homens, você é uma decepção pra mim” (pág 29)

Referência bibliográfica:
SAMPAIO, Rui. Karen/ 1 edição/ editora Multifoco, Rio de Janeiro, fevereiro de 2015.

Comentários

  1. Quem não leu,leiam porque vão adorar,,uma história muito interessante. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Quem não leu,leiam porque vão adorar,,uma história muito interessante. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. O livro Karen retrata bem a nossa vida de jovem onde país não entende a opinião dos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nathy, é bem isso mesmo, o confronto de duas gerações que precisam chegar a um consenso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - PÁTRIA "AMADA" BRASIL.

Poesia - NAVEGAR