LITERATURA RÁPIDA.

VAMOS INICIAR NOSSO ESTUDO!



O blog O POETA AMARGO resolveu ir um pouco além da poesia e apresentar um estudo rápido de literatura, ao todo serão 22 mine-aulas. A PARTIR DE HOJE POSTAREMOS TODOS OS DIAS UMA MINE-AULA.

01 - Gêneros literários
02 - Trovadorismo
03 - Humanismo
04 - Classicismo
05 - Barroco
06 - Arcadismo
07 - Romantismo em Portugal
08 - Romantismo no Brasil
09 - Realismo em Portugal
10 - Realismo no Brasil
11 - Parnasianismo em Portugal
12 - Parnasianismo no Brasil
13 - Simbolismo
14 - Pré-modernismo no Brasil
15 - Vanguardas europeias
16 - Modernismo em Portugal
17 - Modernismo no Brasil - Primeira fase
18 - Modernismo no Brasil - Segunda fase
19 - Modernismo no  Brasil - Terceira fase
20 - Pós-vanguarda
21 - Pós-modernismo
22 - Poesia contemporânea.




MINI-AULA 01

Antes de iniciarmos sobre os gêneros vamos entender um pouco sobre estes conceitos:

LITERATURA - se vale da palavra escrita, porém para ser literário é necessário que o texto seja aberto a interpretações, que cause reflexão ou emoção.


TEXTO LITERÁRIO -  Texto artístico, interpretativo e criativo.
TEXTO NÃO LITERÁRIO -  Texto de linguagem direta, restrito a transmitir para o leitor uma informação objetiva.

* As palavras dependendo do contexto e de como são empregadas podem adquirir um sentido conotativo e denotativo.

CONOTATIVO - Emprego das palavras em sentido básico em que a palavra pode possibilitar diferentes e amplos sentidos, pode resultar em varias interpretações;

DENOTATIVO - Emprego em textos objetivos, sentido literal da palavra, elas devem designar os conceitos de forma clara e sem ambiguidades (duplo sentido).



GÊNEROS LITERÁRIOS


GÊNERO TEXTUAL - Refere-se a escrita e textos orais, são definidos quando a forma, estilo, finalidade de produção e uso.
Exemplo: carta, conto, biografia, resenha, bula de remédio, receita, etc.

GÊNERO LITERÁRIO - Relacionado a esfera de produção cultural e artística, tem natureza estética.

São 3 gêneros básicos: épico, lírico e dramático.

ÉPICO - Narrativas (fatos extraordinários ou fora do comum) de caráter heroicos ou históricos, exemplos de obras narrativas: Odisseia e Ilíada.

*epopeia - narrativa épica (concebida geralmente em versos)

O poema épico se divide em 3 partes:

Cantos - cantos fr introdução do poema;
Narração - cantos dedicados ao desenvolvimento da história;
Epílogo - narrativa final do poema.

*herói - personagem principal da narrativa épica.


LIRICO - (origina-se de Lira, instrumento musical). Sentimento do eu, sujeito lírico, denominado eu-lirico, o gênero lirico são poesias subjetivas na qual retratam sentimentos.

DRAMA - Arte de interpretar uma história, representações teatrais, se divide em:

Tragedia - escrita em versos, divididas em cenas, são histórias sobre paixões e consequências. Exemplo de obra: Édipo rei.

Comédia - humor e sarcasmo, teatro satírico.

Tragicomédia - mistura de elementos reais e imaginários, tragédia e comédia.


MINI-AULA 2



TROVADORISMO

INTRODUÇÃO:


* As manifestações culturais fazem parte das sociedades e caracterizam os estilos de cada época em diferentes tempos elas se modificam e se entrecruzam.

PERÍODO LITERÁRIO: Você verá em todo o estudo de literatura esta expressão que pode ser definida também como "escolas literárias" ou "movimentos literários".

* Os períodos literários dizem respeito à adesão as influencias culturais e sociais da época, as normas e princípios estéticos e ideologias, esses períodos tem incio e fim, assim pode-se definir os diversos períodos e as suas características.

* O primeiro período histórico a ser estudado é a Era Medieval que abrange o período literário ao TROVADORISMO, também chamado de MEDIEVALISMO.



ESTUDO:




ÉPOCA -  Século XII a XV, na Europa Feudal.

ASPECTOS HISTÓRICOS -  Teocentrismo (Deus no centro). A igreja como representante de Deus e com poderes ilimitados. sistema feudal onde o homem feudal tinha a crença de que ele nasceu para servir e obedecer.

TROVADORISMO - Nome se origina de trova, poesia lirica popular.



CARACTERÍSTICAS DA POESIA TROVADORESCA.



  • Temas de amor impossível (a dama cortejada ou era casada ou não pertencia a mesma classe social).
  • Havia vassalagem amorosa, ou seja, amor em que se convertia em grande admiração e exaltação da mulher.



TIPOS DE CANTIGA:


CANTIGAS DE AMIGO: Declarações amorosas onde o eu-lirico da cantiga é uma mulher que se dirige a um homem, porém não confunda eu-lirico com o autor, os autores dessas cantigas eram sempre homens.

  • O amado é tratado como "meu amigo";
  • Traz versos ou estrofes que se repetem e tem presença de refrão.

CANTIGAS DE AMOR: Declarações amorosas, eu-lirico masculino dirigidas à uma dama da corte.

  • Amor sempre impossível e de submissão a dama chamada de "mia dona" ou "mia senhor";
  • eu-poético sempre discreto.

CANTIGAS SATÍRICAS: Classificadas como escarnio ou maldizer.

  • Cantigas de escarnio trazem linguagem mais velada, trabalham  a critica de modo indireto e irônica com palavras de duplo sentido.
  • Cantigas de maldizer são diretas e possuem linguagem mais agressiva ou ofensiva.







PROSA.

No trovadorismo a prosa está dividida em:

NOVELAS DE CAVALARIA -  narrativas de temas guerreiros em versos, combinação de historia e lendas.
CRONICÕES - primeiros documentos historiográficos que relatam as realizações dos primeiros reis de Portugal.
HAGIOGRAFIAS - descreve a vida de santos ou de pessoas ligadas ao cristianismo. Do grego hagios (santos) + grafia (escrito)
NOBILIÁRIOS - ou os livros de linhagem são registros genealógicos das principais famílias nobres.


MINI-AULA 03

HUMANISMO

INTRODUÇÃO:

*Humanismo corresponde ao segundo período medieval tendo inicio no século XV onde há diversas transformações sociais e o desenvolvimento da histografia portuguesa.


ESTUDO:




PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Compreende o humanismo como uma fase de transição entre o pensamento medieval e o moderno;
  • Antropocentrismo, ao contrario do teocentrismo, o antropocentrismo é o 'homem no centro do universo", para este pensamento o homem é um ser racional, capaz de guiar sua própria trajetória sem deixar de acreditar em Deus;
  • A cultura religiosa passou a conviver com a cultura profana;
  • Valorização da cultura e invenção da imprensa;
  • Criação de peças teatrais profanas (temas não religiosos) como meio de ensinar e também de divertir.


FERNÃO LOPES E A HISTOGRAFIA.

  • Como cronista ele foi diferente dos medievais, buscou pesquisar em varias fontes para compor as suas cronicas apresentando um panorama da sociedade portuguesa incluindo na sua histografia o registro das manifestações populares;
  • Cronicas de Fernão Lopes: Cronica de El-Rei D. Pedro, Cronica de El-Rei D. Fernando e Cronica de El-Rei D. João I.


A POESIA PALACIANA.

  • Eram feitas por nobres e circulavam nos palácios, não tinha musicalidade e e nem eram acompanhadas de musicas, tinham temas variados, porém a critica era mais reforçada.
  • Tinha uma linguagem mais rica que a poesia trovadoresca;
  • manteve temas de lirica de tradição amorosa;
  • Poetas palacianos: Garcia de Resende, Duarte de Brito, João Ruiz Castelo Branco, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.
TEATRO POPULAR DE GIL VICENTE.

  •  Em Portugal o teatro praticamente não existia, o que tinha eram apenas algumas apresentações religiosas, Gil Vicente (1465 - 1536) introduziu o teatro de autoria, texto de intervenção própria, tornou-se o fundador do teatro português;
  • As peças de Gil Vicente caracterizavam-se pela sátira e pela critica aos comportamentos das mais variadas classes da época (em tipos como fidalgos, padres, mulheres adulteras, moças casamenteiras, etc).
  • Em seu teatro ele adotou um lema, uma famosa frase latina "ridendo castigat mores", cujo significado é "pelo riso, corrigi-se as falhas", ele preocupava-se com valores autênticos e sempre chamava a atenção a respeito da ganancia.


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